Podemos classificar as lutas de duas formas:
1)Quanto a ação motora
- Domínio: O objetivo deste tipo de luta é agarrar, dominar o adversário para vencer a luta. Os movimentos utilizados são: chaves, estrangulamentos e imobilizações. Seus principais representantes são: Judô, Sumo e Jiu Jitsu.
- Percussão: Tipo de luta que tem por objetivo tocar o adversário para somar pontos e vencer. Principais representantes: Boxe, Taekwondo, Karatê, Esgrima e Muay Thai.
- Mista: É a junção dos dois estilos descritos acima. Principais representantes: MMA, Sambo e Aikido
(Judô - Domínio)
(Taekwondo - Percussão)
(MMA - Mista)
2) Quanto a distância:
Curta: possue um espaço praticamente nulo entre os oponentes, é uma luta de contato direto onde utiliza-se a ação motora de segurar. Ex: Jiu Jitsu, Judô e Sumo.
(Sumô)
Média: espaço moderado entre os oponentes, o que permite a aproximação em situações de ataque, ja que a intenção e o propósito ofensivo vão determinar a distância entre os lutadores. A ação motora que caracteriza é o toque com membros do corpo. Ex: Karatê, Taekwondo e Muay Thai.
(Muay- thai)
Longa: Definida pela presença de um implemento. A distância entre os oponentes é maior para que os mesmos possam manipulá-los de forma adequada. O contato entre eles é através do implemento. Ex: Esgrima e Kendo.
(Esgrima)
- Ocidental: Provém do pancráceo (homens se banhando a óleo), e do pugilato. Tem seu berço na Grécia e Roma.
- Oriental: Surge na Índia, e começa a desenvolver técnicas de respiração e combate. Suas lutas tinham formas bem organizadas.
AT1) Sociabilização: Em círculo, os alunos devem, um de cada vez, dizer seu nome e realizar um movimento que, em sua opinião, esteja relacionado com a luta. Assim que o primeiro fizer, todos devem repetir. O proximo fala seu nome e realiza outro movimento. O objetivo é repetir o nome/movimento de todos os alunos e detectar qual é o nível de contato/conhecimento dos alunos com a luta.
AT2) Aquecimento: Os alunos devem caminhar livremente pelo tatame. O professor dará um comando falando uma parte do corpo. Os alunos devem tentar tocar seus colegas na parte que o professor mandar e, ao mesmo tempo, impedir que lhe toquem. Podemos usar uma variação dessa mesma atividade, realizando-a em duplas, em forma de luta de curta distância. O objetivo será o mesmo, fazer com que os alunos desenvolvam formas de ataque e defesa. Por último podemos trocar as duplas (para que haja sociabilização entre a turma) e todos os alvos podem ser utilizados simultaneamente, ou seja, todas as partes do corpo que o professor citou podem ser tocadas.
AT3) Domínio: Divididos em duplas, os alunos devem pegar uma bola de ginástica suéca ( na falta desta, pode ser usado outro tipo de bola). Cada dupla deve ser posicionada de modo que os alunos estejam afastados um do outro, com as mãos nas orelhas de frente um para o outro e com a sua bola em seu meio. Ao sinal sonoro do professor ambos devem tentar pegar a bola. Vence aquele que ao final do combate estiver com a bola. Podemos variar a atividade com os alunos começando um de costas para o outro, encontados na bola, em pé, de várias formas... Basta usar a criatividade.
AT4) Luta Mista: Cada aluno amarra um colete ou faixa na parte do seu corpo que considerar melhor. Ao sinal sonoro do professor, todos tentam pegar o colete de todos. Ao final da brincadeira, quem estiver com o maior número de coletes vence. Outra forma de trabalharmos, visando mais a estratégia seria realizar essa atividade em duplas.
AT5) Luta de Longa Distância: Em duplas cada aluno deve ter um colete na mão. Esse colete servirá como implemento, que é o que ele vai usar para tocar seu colega. A variação dessa atividade não pode ser utilizada com todas as faixas etárias... O professor fala o nome de um aluno e o mesmo tem que fugir pois todos os demais alunos estarão com seus implementos tentando toca-lo. Vale lembrar que já que são todos contra um, essa variação não pode durar muito tempo, nada mais do que alguns segundos...
Devemos observar que tais atividades podem e devem ser adequadas conforme a faixa etária e/ou a realidade dos alunos. O professor deve estar sempre atento se as atividades se aplicam à seus alunos.
- Os objetivos principais dos exercícios propostos são a familiarização com as lutas, suas classificações e o aprendizado da ação motora. De nada adianta seu aluno dominar a técnica se ele não dominar também a ação motora.
GOMES,M.S.P;MORATTA,M.P;DUARTE,E;ALMEIDA, J.J.G. Ensino das lutas dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, v.16, n.2, p.207-227.2010.
VECCHIO, Fabricio B. D; FRANCHINI, Emerson. Lutas, Artes Maciais e Esportes de Combate: Possibilidades, Experiências e Abordagensno Currículo da Educação Física.Formação Profissional em Educação Física: Estudos e Pesquisas, p.99-107.
Imagem do pugilato disponível em: <http://jullionovaes.blogspot.com.br/2010/09/jogos-olimpicos.html > Acesso em: 18 abril 2012.
Imagem do Vajramusht disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&biw=1024&bih=367&tbm=isch&tbnid=Lc2SacYiGxFjlM:&imgrefurl=http://nasartesmarciais.blogspot.com/2010_11_14_archive.html&docid=QYLXI0GtAlPUXM&imgurl=http://www.kalarippayatt.co.uk/popup/kriskutty/throw.jpeg&w=768&h=576&ei=Vl6OT6zIAY-8ATBxdS5Dg&zoom=1&iact=rc&dur=219&sig=105201203892455597505&page=3&tbnh=106&tbnw=141&start=36&ndsp=22&ved=1t:429,r:27,s:36,i:133&tx=20&ty=54> Acesso em: 18 Abril 2012.
cu seco
ResponderExcluirpq vc falou isso
ExcluirCUCABELUDO
Excluircu seco
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOlá, estou procurando a segunda referencia bibliografia usada em sua publicação e não acho. Teria como enviar se possível, obrigado.
ResponderExcluireder.personalfight@gmail.com
adorei os textos, eles ajudaram muito para o meu trabalho da escola
ResponderExcluirParabéns!A partir das suas reflexões pode ter umaa outra visão de abordar lutas na escola.
ExcluirLegal
ExcluirMe ajudou muito na lição de casa de educação física obrigado
ExcluirAdorei me ajudou muito tirei 10 no trabalho
ResponderExcluirA forma exposta do material é muito bacana e simples direto ao ponto gostei a maneira de apresentar a característica e logo após uma dica de brincadeiras lúdicas para aquele gesto motor muito legal.
ResponderExcluirA forma exposta do material é muito bacana e simples direto ao ponto gostei a maneira de apresentar a característica e logo após uma dica de brincadeiras lúdicas para aquele gesto motor muito legal.
ResponderExcluirgostei
ResponderExcluirMuito bom !! 👏🏻
ResponderExcluirExemplos de lutas de percussão e domínio, só tem essas? Ou tem mais?
ResponderExcluir