sábado, 24 de março de 2012

Atividades de Jogos de Oposição

Jogos de Oposição

Em primeiro lugar é preciso deixar bem claro que para ser considerada como um Jogo de Oposição, uma atividade deve possuir dois tipos de ações:
  • Ataque
  • Defesa
Definem-se como atividades que envolvem técnicas de lutas com características lúdicas ou jogos de estratégias onde dois ou mais oponentes se colocam em atitudes de oposição, com igualdade   física para o combate, sobrepondo o espirito de combatividade e esportividade. (CARTAXO,p. 109).
Segundo Oliver (2000), os jogos de oposição pode ser aplicado nas escolas de forma que o aluno expresse seu ímpeto, mas através de condições seguras que permitam a liberdade da agressividade com reconhecimento e respeito ao outro.
 

Conquista de objeto

Em dupla, cada um deverá ter uma faixa amarrada na cintura. O objetivo é abraçar a cintura do oponente, para dai então tentar pegar sua corda.

Variante: Ao invés de começar em pé, todos começam de joelhos.

Ações motoras:
  • Ataque– agarrar, reter e imobilizar.

  • Defesa - resistir, livrar-se e esquivar. 

Conquista de território

Em dupla.O território geral será dividido em dois. Atrás de cada um da dupla haverá um arco. O objetivo é levar o adversário para dentro do arco dele próprio. (atenção professores com essa atividade, devemos deixar bem claro o que não pode). 

Ações motoras:

  • Ataque-agarrar, reter, imobilizar e desequilibrar.

  • Defesa- resistir, livrar-se e esquivar.

Desequilíbrio

 Em dupla,os alunos devem estar em 4 apoios. O objetivo é puxar o joelho ou o punho do adversário, causando seu desequilíbrio.

Ações motoras:

  • Ataque- desequilibrar, tocar e agarrar.

  • Defesa- resistir e esquivar.


Reter, Imobilizar

Em dupla. Os alunos devem estar de joelhos. O objetivo é encostar as costas do adversário no tatame, utilizando qualquer forma de ataque, e deitar de costas sobre ele.

Ações motoras:

  • Ataque-reter, agarrar, imobilizar e desequilibrar. 

  • Defesa- resistir, esquivar e livrar-se.

Atenção e Rapidez

Todos juntos. Os alunos devem ser separados em dois grupos: azul e amarelo. O professor dará os comandos, por exemplo:
- azul ataca e amarelo defende
- amarelo ataca e azul defende
- ambos atacam

Ações motoras:

  • Ataque – tocar.

  • Defesa - esquivar e livrar-se.


Combate

Dividir a sala em dois grupos. A atividade será desenvolvida simultaneamente nos dois grupos. Os alunos deverão formar um círculo, sendo que um aluno deverá permanecer dentro dele. Um por um, deverá tentar derrubar o aluno que se encontra dentro do círculo. Quem conseguir derrubar, toma o seu lugar e fica no meio.

Ações motoras:

  • Ataque- agarrar, imobilizar, reter, tocar e desequilibrar.

  • Defesa- resistir, livrar-se e esquivar.


Referências

OLIVIER, Jean Claude. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a disciplina na escola.  Editora Artmed. Porto Alegre, 2000.

CARTAXO,Carlos Alberto.Jogos de Combate: Atividades Regreativas e Psicomotoras.Teoria e Pratica. Vozes.


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