Níveis e Termos básicos utilizados no Karate
Há um denominação específica a diferentes regiões do corpo onde realizam-se ataques e defesas. Estas são demarcadas por níveis e termos específicos da modalidade:
- Alto - Jodan (compreende-se a região da cabeça e pescoço)
- Médio - Chudan (compreende-se na região do pescoço até a altura da faixa)
- Baixo - Guedan (compreende-se na região abaixo da faixa)
AT1) Atividade Lúdica - fixação dos níveis -
Através do comando de voz os alunos deverão executar ações de ataque e defesa adequadamente aos níveis ordenados,trabalhando a compreensão dos níveis no karate e suas regiões abrangentes.
AT2) A História do Karate - Palavras chaves -
Os alunos serão divididos em 4 grupos,e escolhida uma palavra-chave para representar a cada um dos grupos que serão organizados num único circulo. No centro deste circulo será posto um objeto qualquer(bola),sendo contada uma história contendo as quatro palavras-chaves(Japão,Karate,Funakoshi e Oquinaua),a cada vez que a palavra ou expressão for citada o grupo todo deverá correr até o centro e tocar o objeto(trabalhar agilidade,rapidez e atenção).
VARIAÇÃO: as palavras-chaves poderão ser alteradas de acordo com a história a ser contada,assim como o objeto do centro também poderá ser trocado.
AT3) Quem é o Sensei? - Volta a Calma -
Um dos alunos é retirado do local onde estão os demais (sala de aula ou dojo). Esse aluno será o espião. Os que permanecem no local escolherão uma espécie de comandante para coordenar ações de ataque e defesa, que será o sensei. O aluno que estava lá fora, vai voltar até a sala e tentar descobrir quem é o autor das ações que estão sendo realizadas pela turma. A turma deve ser esperta e criar estratégias para que o sensei não seja descoberto tão facilmente. O espião terá 3 tentativas para adivinhar quem é o sensei. Se ele acertar o sensei passa a ser o espião e a professora escolhe outro sensei. Se ele errar trocam-se os dois papéis.