terça-feira, 29 de maio de 2012

Karate ll


Níveis e Termos básicos utilizados no Karate


Há um denominação específica a diferentes regiões do corpo onde realizam-se ataques e defesas. Estas são demarcadas por níveis e termos específicos da modalidade:


  • Alto - Jodan (compreende-se a região da cabeça e pescoço)
  • Médio - Chudan (compreende-se na região do pescoço até a altura da faixa)
  • Baixo - Guedan (compreende-se na região abaixo da faixa)
 

                                                              


 
AT1) Atividade Lúdica - fixação dos níveis - 

Através do comando de voz os alunos deverão executar ações de ataque e defesa adequadamente aos níveis ordenados,trabalhando a compreensão dos níveis no karate e suas regiões abrangentes.

 


AT2) A História do Karate - Palavras chaves -

Os alunos serão divididos em 4 grupos,e escolhida uma palavra-chave para representar a  cada um dos grupos que serão organizados num único circulo. No centro deste circulo será posto um objeto qualquer(bola),sendo contada uma história contendo  as quatro palavras-chaves(Japão,Karate,Funakoshi e Oquinaua),a cada vez que a palavra ou expressão for citada o grupo todo deverá correr até o centro e tocar o objeto(trabalhar agilidade,rapidez e atenção).

VARIAÇÃO: as palavras-chaves poderão ser alteradas de acordo com a história a ser contada,assim como o objeto do centro também poderá ser trocado.


 


AT3) Quem é o Sensei? - Volta a Calma - 

Um dos alunos é retirado do local onde estão os demais (sala de aula ou dojo). Esse aluno será o espião. Os que permanecem no local escolherão uma espécie de comandante para coordenar ações de ataque e defesa, que será o sensei. O aluno que estava lá fora, vai voltar até a sala e tentar descobrir quem é o autor das ações que estão sendo realizadas pela turma. A turma deve ser esperta e criar estratégias para que o sensei não seja descoberto tão facilmente. O espião terá 3 tentativas para adivinhar quem é o sensei. Se ele acertar o sensei passa a ser o espião e a professora escolhe outro sensei. Se ele errar trocam-se os dois papéis.





domingo, 13 de maio de 2012

Karate na Escola

É interessante como podemos introduzir o Karate de forma lúdica na escola, sem utilizar as técnicas das quais essa arte marcial é constituida... Não é necessária uma aula introdutória ensinando as técnicas de base, de ataque e de defesa antes de introduzir essas atividades.

AT1) Atividade Cantada (na descrição do vídeo você também encontra a letra da música)
Fui visitar (fazer o gesto de beleza com os braços estendidos e realizar curtas flexões de cotovelo) o Funakoshi no Japão ( puxar o cantinho do olho, imitando um Japonês) , i (aponta pra cima), ó (aponta pra baixo).
Fui visitar o Funakoshi no Japão, i, ó.
Fui visitar o Funakoshi, visitar o Funakoshi
Visitar o Funakoshi no Japão, i, ó.
No meio do caminho ele fez: margarina, defesa alta, soco,tira a espada, defesa baixa, rebola... Os movimentos e a execução da atividade podem ser modificados de acordo com a criatividade do professor
A parte escrita em preto é cantada e a parte é vermelho são os gesto que deve ser realizado...



AT2) Ninja do Mal X Karatekas do Bem: Um aluno é escolhido para ser o pegador (ninja do mal- trabalhar principios como- desobediência, rebeldia, mentira, violência), o restante dos alunos serão os Karatekas do bem ( trabalhar valores como amor, humildade, respeito, obediência...) que devem fujir do ninja.  Quem for pego deve ficar parado na posição de um soco na altura da cabeça, pra ser descolado, seus colegas deverão realizar defesa alta.

VARIAÇÃO: Quem for pego, ao invés de ficar parado na posição de um soco na altura da cabeça, deve ficar na posição do chute margarina, e para ser descolado seus colegas vão realizar defesa baixa.


AT3) Jockey Pô do Karate: Os alunos devem ser dividos em duas equipes e colocados em uma linha... As equipes devem estar frente a frente, de modo que os participantes possam se ver. Os movimentos realizados serão: Defesa alta, defesa baixa e margarina. As equipes devem combinar entre si qual dos movimentos irão realizar. A equipe que fizer o movimento de maior valor soma pontos. Quem somar mais pontos vence. Se em alguma das equipes, os participantes realizarem movimentos diferentes entre si, essa equipe deverá perder pontos.
Sequência:
DEFESA ALTA GANHA DO SOCO
SOCO GANHA DA MARGARINA
MARGARINA GANHA DA DEFESA ALTA

                                            REGRAS:



EXECUÇÃO:


Karate

      Conforme Lubes (1991) No ocidente, as lutas são conhecidas por artes marciais, em sua totalidade, fazendo alusão à Marte, deus romano da guerra. Nas lutas Japonesas, entretanto, existe um comportamento filosófico e disciplinar que é extraído do “BUDÔ”, que significa: “DÔ”= caminho e “BU”= quebrar o ataque (ou até mesmo guerra). Os praticantes das artes marciais eram os chamados “BUSHIS”=samurais ou guerreiros.
      O Budô tem seu próprio código, aonde existe a busca pela técnica eficiente, comportamento e postura nobre, respeito, sinceridade, persistência e autocontrole. Já no ocidente o que prevalece é a técnica. (LUBES, 1991)
      “O verdadeiro caminho da espada é como derrotar o inimigo na luta e nada mais” (MUSASHI, 1645) final
      Musashi (1645) Afirma que em certas épocas o treinamento das artes marciais objetivava a autodefesa, e segundo o autor, não pode haver nada mais motivador para o desenvolvimento de um movimento técnico do que a luta em prol da autodefesa.
      “O Karate é composto de movimentos técnicos de braços e pernas, para a defesa e o ataque. O treinamento visa fortalecer o corpo e inteligentemente fazer uso dos membros, aumentando a sua potência que é adquirida através de treinamento específico da modalidade”. (LUBES, 1991)
      Os conhecimentos das artes marciais são transmitidos de geração em geração e tais movimentos eram criados conforme as necessidades do momento, por isso, não é incomum encontrar movimentos que hoje tem pouca utilidade prática.  (LUBES, 1991).
      Conforme Nakayama (1995) Funakoshi, grande mestre de Karate-Do, pregava que a maior prática dessa arte seria o cultivo de um espírito sublime, um espirito de humildade e simultaneamente que desenvolvesse uma força tal que pudesse destruir um animal selvagem com um único golpe.  Tal arte exige perfeição física e espiritual.

Origem
Conforme o blog Seishin Kyokushin Portugal, o Karate tem a sua origem na Índia e posteriormente na China, há aproximadamente 12 séculos.
      “Acredita-se que o karate é provavelmente uma mistura de uma arte de luta chinesa levada até Okinawa por mercadores e marinheiros da província de Fujian com uma arte própria de Okinawa. Os nativos de Okinawa chamam este estilo de te, mão. Os estilos de karate de Okinawa mais antigos são o Shuri-te, Naha-te e Tomari-te, assim chamados de acordo com os nomes das três cidades em que eles foram criados.” Fonte: http://www.askkm.com/book/export/html/58
Conforme o site http://www.askkm.com/book/export/html/58, em 1901 o To-De, que antes era ensinado de maneira secreta, sem ao menos ser permitida a transcrição de escritos, tempos depois, ele deixa essa condição de arte secreta, passando a ser um ensinamento obrigatório nas escolas de Okinawa. Nesse período havia três principais núcleos de "Te" em Okinawa, tais núcleos situavam-se nas províncias de Shuri, Naha e Tomari. Potanto, os três estilos básicos tornaram-se conhecidos como Shuri-te, Naha-te e Tomari-te. O primeiro mestre de Gichin Funakoshi foi Anhou Itsou. Em 1916 Funakoshi fez sua primeira exibição de Karate na cidade de Kyoto (Japão), e anos mais tarde, em 1922 recebeu um convite do Príncipe Herdeiro Hirohito, para realizar uma apresentação em Tokyo, pois em uma de suas viajens à Europa, o Príncipe Herdeiro Hirohito esteve em Okinawa e presenciou uma das exibições de Karate liderada por Funakoshi, ficando extremamente impressionado. Foi assim que Funakoshi ficou conhecido como introdutor do Karate moderno no Japão. O karate foi difundido no Japão e embutido nas escolas secundárias antes da Segunda Guerra Mundial e como muitas das artes marciais praticadas no Japão, o Karate fez a sua transição para o karate-do no início do século XX.

Filosofia
Podemos resumir a filosofia do Karate assim:
- costume
- reverência
- disciplina
- autocontrole
- perseverança

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Foi realizado no dia 5 de maio, o Campeonato de Judo JIP 2012 , aonde alunos de vários cursos puderam competir entre si e mostrar suas habilidades... As lutas foram realizadas no Dojo (local de treino) da universidade...


As chaves foram:


1ª CHAVE


Ricardo X Neto -> Ricardo


Rafael X Matheus -> W.O


Gustavo X Eduardo -> Eduardo


Roger X Connel -> W.O


Guil X Ariel -> Ariel


2ª CHAVE


Ricardo X Eduardo -> Ricardo


Guil X Neto -> Neto


3ª CHAVE


Ricardo X Ariel -> Ricardo


Neto X Guil -> Neto


RESULTADO:


1° LUGAR: Ricardo

2° LUGAR: Neto ( Educação Física)
 
3° LUGAR: Ariel
Não conseguimos gravar todas as lutas... Mas as que foram gravadas você confere aqui!


                                                              Atletlas: GUIL X ARIEL


ATLETAS: RICARDO X EDUARDO

     



ATLETAS: NETO X GUIL



ATLETAS: RICARDO X ARIEL

 


                                                         ATLETAS: NETO X EDUARDO

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Heeey galera!!! Está aqui... Entrevista com a Tri-Campeã Mundial do Boxe, Rosilete dos Santos...
Porque você deve assistir essa entrevista? Só aqui você vai ouvir revelações que nunca foram feitas antes... O L.S.A chegou aonde a imprenssa nunca chegou antes... EMOCIONANTE! Uma das histórias mais brilhantes de que já ouvimos falar!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

O casal do boxe do Paraná, Rosilete dos Santos e Macaris Antunes do Livramento, agradecem os títulos recebidos na noite de 04 de Maio de 2012. Rosilete recebeu o título de cidadã honorária de São José dos Pinhais e Macaris, foi homenageado com Votos de Louvor e Reconhecimento.



Mais informações você encontra no perfil do L.S.A : http://www.facebook.com/profile.php?id=100003766360680&sk=wall



Heeey Galera...  Hoje é um dia muito especial para o Boxe Feminino... Rosilete dos Santos receberá o título de cidadã honorária de São José dos Pinhais!! Apesar de ter nascido em Castro, ela escolheu São José dos Pinhais para morar e os títulos mundiais da WIBA (Associação Mundial de Boxe Feminino) e da WPC (Comissão Mundial de Pugilismo) foram conquistados na própria cidade... E adivinhem quem vai estar lá acompanhando de pertinho???
ISSO MESMO! O  L.S.A...
Fomos convidadas pela própria Rosilete dos Santos, e lógico, estaremos lá, prestando essa homenagem e fazendo a cobertura do evento, pra trazer as novidades pra vocês... Aguardem, pois a noite promete...