domingo, 13 de maio de 2012

Karate

      Conforme Lubes (1991) No ocidente, as lutas são conhecidas por artes marciais, em sua totalidade, fazendo alusão à Marte, deus romano da guerra. Nas lutas Japonesas, entretanto, existe um comportamento filosófico e disciplinar que é extraído do “BUDÔ”, que significa: “DÔ”= caminho e “BU”= quebrar o ataque (ou até mesmo guerra). Os praticantes das artes marciais eram os chamados “BUSHIS”=samurais ou guerreiros.
      O Budô tem seu próprio código, aonde existe a busca pela técnica eficiente, comportamento e postura nobre, respeito, sinceridade, persistência e autocontrole. Já no ocidente o que prevalece é a técnica. (LUBES, 1991)
      “O verdadeiro caminho da espada é como derrotar o inimigo na luta e nada mais” (MUSASHI, 1645) final
      Musashi (1645) Afirma que em certas épocas o treinamento das artes marciais objetivava a autodefesa, e segundo o autor, não pode haver nada mais motivador para o desenvolvimento de um movimento técnico do que a luta em prol da autodefesa.
      “O Karate é composto de movimentos técnicos de braços e pernas, para a defesa e o ataque. O treinamento visa fortalecer o corpo e inteligentemente fazer uso dos membros, aumentando a sua potência que é adquirida através de treinamento específico da modalidade”. (LUBES, 1991)
      Os conhecimentos das artes marciais são transmitidos de geração em geração e tais movimentos eram criados conforme as necessidades do momento, por isso, não é incomum encontrar movimentos que hoje tem pouca utilidade prática.  (LUBES, 1991).
      Conforme Nakayama (1995) Funakoshi, grande mestre de Karate-Do, pregava que a maior prática dessa arte seria o cultivo de um espírito sublime, um espirito de humildade e simultaneamente que desenvolvesse uma força tal que pudesse destruir um animal selvagem com um único golpe.  Tal arte exige perfeição física e espiritual.

Origem
Conforme o blog Seishin Kyokushin Portugal, o Karate tem a sua origem na Índia e posteriormente na China, há aproximadamente 12 séculos.
      “Acredita-se que o karate é provavelmente uma mistura de uma arte de luta chinesa levada até Okinawa por mercadores e marinheiros da província de Fujian com uma arte própria de Okinawa. Os nativos de Okinawa chamam este estilo de te, mão. Os estilos de karate de Okinawa mais antigos são o Shuri-te, Naha-te e Tomari-te, assim chamados de acordo com os nomes das três cidades em que eles foram criados.” Fonte: http://www.askkm.com/book/export/html/58
Conforme o site http://www.askkm.com/book/export/html/58, em 1901 o To-De, que antes era ensinado de maneira secreta, sem ao menos ser permitida a transcrição de escritos, tempos depois, ele deixa essa condição de arte secreta, passando a ser um ensinamento obrigatório nas escolas de Okinawa. Nesse período havia três principais núcleos de "Te" em Okinawa, tais núcleos situavam-se nas províncias de Shuri, Naha e Tomari. Potanto, os três estilos básicos tornaram-se conhecidos como Shuri-te, Naha-te e Tomari-te. O primeiro mestre de Gichin Funakoshi foi Anhou Itsou. Em 1916 Funakoshi fez sua primeira exibição de Karate na cidade de Kyoto (Japão), e anos mais tarde, em 1922 recebeu um convite do Príncipe Herdeiro Hirohito, para realizar uma apresentação em Tokyo, pois em uma de suas viajens à Europa, o Príncipe Herdeiro Hirohito esteve em Okinawa e presenciou uma das exibições de Karate liderada por Funakoshi, ficando extremamente impressionado. Foi assim que Funakoshi ficou conhecido como introdutor do Karate moderno no Japão. O karate foi difundido no Japão e embutido nas escolas secundárias antes da Segunda Guerra Mundial e como muitas das artes marciais praticadas no Japão, o Karate fez a sua transição para o karate-do no início do século XX.

Filosofia
Podemos resumir a filosofia do Karate assim:
- costume
- reverência
- disciplina
- autocontrole
- perseverança



Referências
 HORNER, Alexandre G. Norio Haritani: karate. Londrina: Moriá, 2004.
LUBES, Aldo. Caminho do Karate. Editora UFPR, Curitiba, 1991.
NAKAYAMA, Masatoshi. O melhor do Karatê. Editora Cultrix. São Paulo, 1995.
http://seishinkyokushin.webnode.com.pt/o-que-e-karate-/qual-a-origem-do-karate-/

Ler mais: http://seishinkyokushin.webnode.com.pt/o-que-e-karate-/qual-a-origem-do-karate-/

Nenhum comentário:

Postar um comentário