Começamos a ensinar a capoeira na escola e logo de cara observamos certos preconceitos, para tanto devemos saber como trabalhar o assunto e como a comunidade na qual você como professor está inserido lida com isso. No geral podemos dizer que tirando esse preconceito é um assunto muito bom para se trabalhar na escola, pois faz uma retomada histórica do nosso povo e os baixinhos gostam de aprender.
De forma pedagógica desenvolvemos certas atividades na escola para ensinar ao alunos alguns golpes, defesas e fundamentos da capoeira.
É uma esquiva da capoeira na qual se abaixa de frente para o adversário de cócoras, apoia-se uma mão no chão (ao lado do corpo) e a outra mantém flexionada na frente do rosto em forma de defesa.
Meia-lua
É um movimento de ataque realizado de frente para o adversário. Na forma de um chute se realiza um ‘circulo’ no ar com a perna de fora para dentro. Mantendo o equilíbrio e o peso na perna oposta.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/5educacao_fisica/1ldp27.jpg
Benção
É um movimento de ataque realizado de frente para o adversário, com um chute frontal e os pés na posição plantar.
Fonte:http://www.google.com.br/imgres?num=10&hl=pt-BR&biw=1619&bih=730&tbm=isch&tbnid=6c1fcfaZlzfWEM:&imgrefurl=http://lutaseeducacaopucpr.blogspot.com/2012_08_12_archive.html&imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYHdubbITN3X7c58YAHEG3brrEFBzzYx6pXwVJXxzTzslDvqnCd2TtCkDFAFUi67dRsofq8ADuNHXg-54ggbYd_UcVMdB0c4FQRSQ5lEfCudTzIQgKpQYi2Vc8_NjeDz0977cSw1LWT3I/s1600/bencao.jpg&w=1181&h=1377&ei=RXNFUJv2KYqo6wH38oGwAQ&zoom=1&iact=hc&vpx=538&vpy=170&dur=2831&hovh=242&hovw=208&tx=147&ty=103&sig=105102993076831603925&page=1&tbnh=158&tbnw=143&start=0&ndsp=21&ved=1t:429,r:2,s:0,i:93
Capitão do mato
A brincadeira visa o treino da cocorinha e da meia lua. Os dois movimentos devem ser ensinados anteriormente.
O capitão do mato deve pegar os escravos que estaram fugindo do quilombo, assim que forem pegos os escravos devem ficar na posição de cocorinha (colados) e os outros escravos tentam o descolar realizando uma meia lua por cima da sua cabeça.
Podemos nessa mesma brincadeira usar outras variações mudando os golpes.
Ginga
Conforme o mestre Decânio afirma na Coleção Artes Marciais: Capoeira de Torres e Santos a ginga consiste
“no movimento ritmado de todo o corpo, acompanhando o toque do berimbau, com a finalidade principal de mantê-lo relaxado, com seu centro de gravidade em permanente deslocamento, pronto para esquiva, ataque, contra-ataque ou fuga.”
Podemos ainda dizer que “o gingado é a alma da Capoeira” segundo o Mestre Bimba.
Como ensinar a ginga na escola?
De maneira pedagógica devemos pedir para que as crianças espalhadas em tabuleiro façam um triângulo no chão com a corda. Ficando com os pés nas duas bases do triângulo.
1º Ensinamos a levar a perna para trás, colocando-a na ponta do triângulo, sendo uma de cada vez.
2º Mostramos o movimento dos braços, flexionados na frente do rosto (como defesa) e alternando com o movimento dos pés.
3º Após a turma mostrar um certo domínio sobre o gingado colocamos uma musica para eles realizarem a ginga acompanhando o ritmo.
Podemos ensinar a Armada de maneira didatica tambem, veja no vídeo abaixo:
Podemos ensinar a Armada de maneira didatica tambem, veja no vídeo abaixo:
Ritmo
O ritmo da capoeira pode variar entre o rápido e o forte, dentro da roda, ele vai depende do mestre que vai ditar a sua variação. Porém ele vai ser em 3 tempos, sendo 2 fracos e 1 forte.
Na escola usamos musicas para ensinar as crianças como a exemplo:
Café com pão, café com pão (acompanhada de palmas).
Referência
TORRES, José Augusto Maciel; SANTOS, Carlos Alberto Conceição. Coleção Artes Marciais: Capoeira. ano 02 nº 12. Editora Online.
FREITAS, Jorge Luiz de. Capoeira Infantil: jogos e brincadeiras. 2ªed.
FREITAS, Jorge Luiz de. Capoeira Infantil: jogos e brincadeiras. 2ªed.
Nenhum comentário:
Postar um comentário