segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ginga e Golpes


Vamos de maneira pedagógica passar como trabalhar alguns aspectos na escola.

Ginga

Relembrando que a mesma já foi ensinada, dessa vez mostramos uma variação, ao invés da corda usamos lenços coloridos em forma de triângulos. Ficando com os pés nas  duas bases do triângulo, ensinamos a levar a perna para trás, colocando-a na ponta do triângulo, sendo uma de cada vez, mostramos o movimento dos braços, flexionados na frente do rosto (como defesa) e alternando com o movimento dos pés.


Depois a turma mostrar um certo domínio sobre o gingado começamos a trabalhar com musica para eles realizarem a ginga acompanhando o ritmo.
 
Como na Capoeira todos os golpes partem da ginga a partir do domínio da ginga introduzimos alguns ataques e defesas. 



Usado normalmente para entrar na roda, pode servir como ataque ou defesa. O Aú é uma espécie da estrelinha que conhecemos.
Veja como ensinar de forma facil e pedagógica para seus alunos:



Podemos usar de um aluno como apoio para a variação do Aú terminando com a ginga e um golpe (aproveitando para treinar).

 
 
 
 
Armada
 
É um golpe de ataque realizado em pé onde o capoeira apoia-se sobre uma das pernas enquanto a outra realiza o chute formando um arco. Veja melhor no vídeo:
 
 

 
 
 
 
Esquiva
 
Realizado como defesa, a esquiva é feita para fugirmos de um golpe do adversário.
 

 
Podemos Trabalhar tambem a Negativa que é uma forma de esquiva. veja no vídeo:


 
 
 
 
Como trabalhar isso na escola?
Fácil, depois de ensinar esses fundamentos de forma correta, usamos de brincadeiras e atividades lúdicas para tal trabalho. Os alunos aprendem enquanto se divertem. Veja no vídeo abaixo como trabalhar a ginga e a negativa na escola:
 
 

 
 
 
Para finalizar a aula formamos uma roda de capoeira e ao ritmo da música incentivamos os alunos um a um irem ao centro da roda e mostrarem para os outros o que aprenderam. Devemos nesse momento respeitar as particularidades e ensinar aos nossos alunos o mesmo.
 
 

 
 
Recebemos a visita de uma Capoeira
 
 
 
 
 
 
Referência

TORRES, José Augusto Maciel; SANTOS, Carlos Alberto Conceição. Coleção Artes Marciais: Capoeira. ano 02 nº 12. Editora Online.
FREITAS, Jorge Luiz de. Capoeira Infantil: jogos e brincadeiras. 2ªed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário