O Judô surgiu do aperfeiçoamento das técnicas do Jiu-Jitsu, que era muito conhecido por suas técnicas agrecivas que incitam a violência e ferir o adversário.
O Jiu-Jitsu não se concretizou nas escolas por conta da filosofia, revelando que não havia um ensino da arte em si, liberando assim caminhos para o Judô.
O judô foi aperfeiçoado por um jovem japonês chamado Jigoro Kano. Ele nasceu no dia 28 do mês de Outubro em Hamahigashi, na Vila de Mikage, localizada da perfeitura de Hyogo. Jigoro era o terceiro filho de Jirosaku Maresiba Kano.
Ele inseriu práticas menos agrecivas que as do Jiu-Jitsu, práticas estas se destinavam ao equilibrio, elementos da fisica como a gravidade e também ferramentas pedagógicas de ensino.
Criou uma vestimenta especifica para a prática esportiva do Judô, conhecida como kimono e também principios de quedas, sempre em busca o aperfeiçoamento do ser humano. Nesta época a filosofica ja estava bem fudamentada na cultura favorecendo a inserção do judo nas escolas. Jigoro morreu aos 77 anos de idade.
Para saber mais sobre Jigoro Kano, o Pai do Judô acesse: http://www.judoguaira.com/historia-2/biografia-do-dr-jigoro-kano/>
Referências:
Imagem informações de Jigoro Kano disponível em <http://www.judoguaira.com/historia-2/biografia-do-dr-jigoro-kano/> Acesso em: 18 abril 2012
WILSON, Ney. Judô: O caminho da suavidade. On Line. Ano 2 n°9.
Nenhum comentário:
Postar um comentário