Pegada (Kumi-Kata)
No judô para que possamos ter mais eficiência nos golpes, é preciso sabermos realizar as pegadas de forma adequada. As formas de pegada na técnica de judô são: na gola, mangas, costas do quimono e na faixa.
Elas são:
- Migi-shizentai: "posição natural à direita na qual a mão direita vai a lapela esquerda do oponente e a mão esquerda na manga direita" (WILSON, p. 32)
- Hidari-shizentai: "posição natural à esquerda na qual a mão esquerda fica na lapela direita do oponente e a mão direita na manda esquerda" (WILSON, p. 32)
- Migi-jigotai: "posição de autodefesa à direita na qual se passa a mão direita por baixo do braço esquerdo do oponente e coloca-se nas costas dele, e com a mão esquerda agarra-se a manga direita do oponente, puxando o braço dele sob a sua axila esquerda." (WILSON, p. 32)
- Hidari-jigotai: "posição de autodefesa à esquerda na qual se passa a mão esquerda por baixo do braço direito do oponente, colocando-se nas costas, e com a mão direita agarra-se a manga esquerda do oponente, puxando o braço dele sob sua axila direita." (WILSON, p. 32)
Aplicabilidades:
AT 1) Em duplas os alunos devem escolher uma das pegadas de Judô para realizar no companheiro. A partir do momento em que a pegada é feita, ela não poderá, em hipótese nenhuma, ser desfeita. No primeiro momento da brincadeira os alunos devem correr livremente pelo tatame. O professor dará comandos relacionados a corrida. Por exemplo: de costas, de lado, para a esquerda, para a direita,usando sua criatividade.
Na segunda parte do o professor dará comandos como: sentar, deitar, deitar de costas, deitar de barriga pra baixo.
Esse jogo é um jogo de rapidez e atenção, já que o aluno deve estar ligado nos comandos dados pelo professor, e obedecê-los o mais rápido possível.
AT 2) Em duplas, os alunos devem escolher uma das pegadas de Judô para realizar no companheiro.A partir do momento em que a pegada é feita, ela não poderá, em hipótese nenhuma, ser desfeita. Os alunos vão realizar rolamentos para a frente por cima do ombro. Na primeira parte, os dois vão realizar o rolamento para frente, simultaneamente. Na segunda parte do exercício, um dos dois vai realizar o rolamento para a frente e o outro para trás.
Referências:
WILSON, Ney. Judô: o caminho da suavidade. Ano 2, nº 9
Nenhum comentário:
Postar um comentário