sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

MMA NA ESCOLA?

Algumas pessoas têm grande receio da aplicação das lutas na escola pois acreditam que incitará violência. Acreditamos plenamente no oposto. Em um programa que é uma parceria entre a PUCPR e o Governo Federal nossas alunas aplicaram as lutas no Colégio Estadual Flávio da Luz com grande sucesso.

Primeiramente as aulas foram introduzidas com jogos de oposição e mais tarde com MMA. O MMA foi escolhido pois é a arte mais popular hoje em dia e o objetivo era mostrar que as lutas não têm nada a ver com violência.


Alunos do oitavo ano realizando a parte de percussão do MMA


Na parte de percussão foram realizados os 6 golpes básicos: jab, direto, gancho (esquerda), gancho (direita) e cruzado (esquerda) , cruzado (direita).

Tivemos um pouco de dificuldades com a parte de domínio. Os meninos se sentiram envergonhados e alguns não fizeram essa parte da aula.

Temos um problema cultural nas aulas de Educação Física no Brasil que grande parte dos alunos pensa que as aulas são optativas. Eles não veem a Educação Física como a Matemática, Lingua Portuguesa, Geografia, etc... Para eles a Educação Física é lazer, sendo assim eles fazem o que querem e quando querem.

Isso é culpa de profissionais inconsequentes e irresponsáveis que apenas soltaram a bola e não mostraram para seus alunos a importância da Educação Física escolar.

Por sorte, temos conseguido mudar isso aos poucos. Os alunos foram acostumados apenas com o quarteto fantástico (futsal, vôlei, basquete e handebol), e quando aparecemos com conteúdos diferentes como as lutas, as danças, ginásticas, eles se sentem meio perdidos, mas acabam se acostumando.

Cabe a nós profissionais comprometidos com a educação mostrar a importância e a pluralidade da Educação Física.



Alunos do oitavo ano realizando os golpes de percussão do MMA


Foto e vídeo: Colégio Estadual Flávio Ferreira da Luz, participante do projeto PIBID 2012

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